Transformação: uma jornada rumo ao impacto positivo

Viggas Co.Lab
11 min readDec 20, 2023

--

Nove meses… foi o tempo necessário para gestar uma jornada especial, que propõe a descoberta e/ou desenvolvimento de quem está disposto a se tornar empreendedor social, assim como um empreendedor de impacto positivo. Lançada entre março e maio de 2023, a “Transformação — uma Jornada no Empreendedorismo Social” conta com websérie, e-book, podcasts e workbook gratuitos, disponíveis em www.jornadasocial.com.br.

Esta formação livre foi planejada, criada, executada e divulgada pela VIGGAS Co.Lab, em parceria com o Instituto Sabin, entre setembro de 2022 e maio de 2023. Uma experiência de muitos desafios, que rendeu vários aprendizados para as sócias e fundadoras da empresa: Aurélia Melo (diretora de Pesquisa e Inovação), Vanessa Batisti (diretora de Marketing e Vendas), Giovana Santos (diretora de Pessoas), Izabel Santos (diretora Operacional) e Sabrina Trejes Marengo (diretora Financeira).

“Foi um prazer enorme trabalhar junto com a VIGGAS na Transformação. Este projeto surgiu em 2022 e me impressionou muito a capacidade que todas elas tiveram de transformar as nossas ideias em algo real, concreto, sem tantas idas e vindas”, avalia o gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso.

Ele ainda completa: “Essa capacidade de execução, de entregar um projeto de qualidade, num tempo hábil, surpreendeu. Na verdade, já tínhamos uma expectativa, mas nos deixou muito felizes e satisfeitos. Espero que esse seja o primeiro de muitos projetos”. E será… Já está confirmada a Transformação 2.0, trazendo casos de empreendedores sociais de todo o país em formato podcast.

Enquanto esperamos por esta novidade, as Viggas contam como foi fazer parte desta iniciativa tão bacana, que busca contribuir para a solução de problemas socioambientais complexos, fortalecendo ecossistemas de impacto. Os participantes podem criar soluções criativas e rápidas, para impactar positivamente comunidades e o nosso país.

Diversos olhares e formatos

“O que inicialmente parecia ser uma troca entre colegas de academia, por meio da colaboração da Aurélia Melo sobre uma ideia compartilhada pelo Gabriel Cardoso, acabou se tornando um projeto lindo, entre o Instituto Sabin e a VIGGAS”, resgata Vanessa Batisti; que logo se juntou aos dois para o entendimento da necessidade e a formatação da proposta, para a criação e execução da iniciativa, em agosto de 2022.

Com o contrato assinado, no mês seguinte, chegou a hora das demais Viggas colaborarem com suas diferentes expertises. “Fizemos um planejamento detalhado, definindo prazos de entrega, para as principais validações, que dependiam do Instituto Sabin. Tivemos bastante autonomia neste projeto, pelo conhecimento no nosso trabalho, principalmente pela reputação que a Aurélia tem, como especialista nesse tema”, explica Vanessa.

A partir do escopo de Cardoso, elas desenvolveram então o conteúdo teórico e metodológico da formação. Definidos os temas, a jornada foi dividida em quatro módulos:

1) Por que você está aqui?, abordando o que é empreendedorismo social e as características dos empreendedores sociais;

2) A mais alta torre começa no chão, começando pela estratégia em empreendedorismo social (Teoria da Mudança), seguidos pela oportunidade de mercado no empreendedorismo social, modelagem do negócio (Modelo C) e a formatação jurídica dele;

3) Uma andorinha só não faz verão, que trabalha questões relacionadas ao ecossistema e apoio a negócios de impacto, finanças sociais e captação de recursos; e as relações na cadeia de suprimentos; e

4) Quem não é visto não é lembrado (nem comprado), mostrando como comunicar, divulgar e vender o negócio, além de como escalar o impacto positivo e fazer a avaliação de impacto.

A atuação da VIGGAS abrangeu ainda a criação da identidade visual do projeto e a busca dos parceiros, que realizaram a produção audiovisual. Além disso, sugeriu os apresentadores dos vídeos e podcasts da jornada, e, quando definidos, acompanhou as gravações, além de organizar todo esse conteúdo em livro-texto e de exercícios, disponibilizados nos formatos de e-book e workbook.

Autora do capítulo 2, do módulo 1, que fala sobre a empreendedora ou o empreendedor social, Giovana considera que o projeto foi transformador: “Fazer parte do front office e do back office foi desafiador, também gratificante e de muito aprendizado. Tivemos meses de muita conversa, alguns silêncios, planejamento e organização… acompanhando gravações e revisando os materiais produzidos. Pode-se resumir que foi intenso”.

Em “Você, Empreendedora ou Empreendedor Social!”, ela convida para o autoconhecimento. “Este capítulo trata do momento em que essa pessoa passa a se reconhecer como uma empreendedora ou um empreendedor social. Começam as fases de descobertas com relação a esse caminho e, consequentemente, a si próprio”, detalha a diretora de Pessoas da VIGGAS.

Algumas perguntas surgem nesta fase inicial da jornada: O que é ser um empreendedor social? O que orienta a pessoa que quer trilhar o empreendedorismo social? Que competências fazem parte desse papel? Como estou em relação a elas? Que valores trago comigo como fundamentais? Como faço para me desenvolver? “Por esses diferentes questionamentos que vão surgindo é que me refiro ser uma fase de descoberta. E como está no nome do projeto, de Transformação”, completa Giovana.

Linguagem acessível para todos

Para as Viggas, um dos principais desafios deste projeto foi a criação de materiais multiplataformas e de fácil entendimento, para atender quem quer empreender, atuar ou apoiar negócios sociais e/ou de impacto positivo de diferentes regiões brasileiras.

Esta jornada abrange conhecimentos teóricos e práticos, organizados para uma formação completa nesta área, que pode ser realizada no tempo desejado. O conteúdo incentiva a experimentação, por meio da “mão na massa”.

“Precisava ser simples, sem ser simplório e, mesmo sendo embasada cientificamente, não poderia ter uma linguagem acadêmica, tendo que conversar com um público bem amplo, de 15 a 35 anos, de todos os estados brasileiros, onde atua o Instituto Sabin”, explica Vanessa Batisti.

A diversidade, tão presente no nosso país, foi apresentada de várias formas nos materiais online da Transformação. Uma delas foi o uso das cores do arco íris, que dividiram os capítulos do e-book e do workbook, presentes ainda no layout da landing page e no fundo dos episódios dos vídeos e artes dos podcasts.

Também foi incluída a tradução em libras em todos os vídeos, realizada por pessoas de diferentes representatividades da empresa Inclusão & Cia. “A equipe da Inclusão e Cia teve o prazer de participar desse maravilhoso projeto. Não só interpretando, mas também aprendendo muito. Um trabalho divertido de fazer. Parabéns a todos e muito sucesso!” comenta Gisele Rosa, fundadora da Inclusão & Cia.

Inicialmente, estava previsto apenas um apresentador. Então, a VIGGAS passou uma lista com indicações de empreendedores sociais brasileiros, na qual estava um casal. “Estávamos torcendo pelo Bruno Trivellato e pela Renata Oliveira, com formações e expertises diferentes (ele em tecnologia e ela na área da educação de jovens e adultos), ambos com experiência de ensino para a população periférica”, resgata Vanessa.

Super identificados com a proposta, eles foram chamados e reforçaram lindamente o elenco da formação. “Participar deste projeto foi super legal, uma forma de autoconhecimento. Quando você se vê na câmera, percebe algumas ladeiras, coisas estranhas que faz… Eu gostaria muito de ter tido essa formação no meu início de empreendedora social”, comenta Renata, cofundadora da Edtech Gaia, também estudante de front-end e desenvolvedora de plataformas.

Bruno também se sente feliz por fazer parte de uma produção tão completa sobre o tema. “Faltava uma forma estruturada, alguém com repertório, bagagem, para organizar esse conhecimento e passá-lo de uma forma que outras pessoas o entendam, absorvam e possam replicá-lo”, afirma o mestre em Empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (USP), também formado em Sistemas de Informação. Cofundador da Edtech Gaia, hoje está à frente da plataforma Lila Saúde.

Ele conta que já viu cursos, participou de formação sobre negócios sociais e empreendedorismo de impacto positivo, mas nenhum tão bem detalhado e produzido. “Eu me sinto muito privilegiado e espero atingir o maior número de pessoas possível, porque está muito alinhado com as minhas metas de vida. Acho isso muito legal.”

Criatividade, apoio e colaboração

Para desenvolver a identidade visual do projeto, a VIGGAS envolveu sua equipe de criativos, que conta com o fotógrafo e estudante de Publicidade e Propaganda Felipe Germano e o estudante de Arquitetura e Urbanismo Luiz Santos.

“Foi bem desafiador, porque tínhamos que conversar com populações periféricas, mas não só a urbana. Aí fizemos uma composição, para que as pessoas pudessem se identificar com diferentes elementos”, conta Vanessa. Esses elementos (os objetos do cenário, por exemplo), buscavam refletir as diferentes regiões do Brasil.

Felipe e Luiz também diagramaram e fizeram a produção gráfica do e-book e do workbook. “Como autoras, pedíamos destaques, fotos e sugestões de imagens, mas os guris tinham liberdade para criar também”, completa a diretora de Marketing e Vendas da VIGGAS.

Autora do capítulo 8 “Finanças Sociais e Captação de Recursos Financeiros para o Empreendedorismo Social”, do módulo 3, Sabrina considera que fazer parte deste projeto foi de fato transformador, como produtora de conteúdo e empreendedora.

“Foi grandioso, desde o planejamento à execução, de todo o acompanhamento dos empreendedores, que gravaram os conteúdos. Estar perto da produtora, fazendo parte de tudo, pensar em como esse conteúdo chegava, se as conexões de todos os capítulos faziam sentido”, comemora a diretora financeira da VIGGAS.

Acostumada com uma escrita mais acadêmica, ela considera que saiu um pouco da sua zona de conforto: “Foi um projeto com um cliente especial, que me trouxe muita felicidade de produzir, de executar e ver pronto a cada semana, um episódio sendo lançado.”

Para Izabel, foi uma oportunidade incrível participar da Transformação. “Desenvolvemos o e-book, workbook, podcasts e vídeos, além da landing page, com objetivo de ajudar as empreendedoras e os empreendedores sociais que tenham o desejo de criar iniciativas, projetos ou negócio para o impacto socioambiental, numa linguagem simples, com exemplos e dicas”, descreve a diretora de Operações da VIGGAS.

É importante que a empreendedora e/ou o empreendedor social tenha certeza que não está sozinho, tendo um ecossistema de apoio. “Este foi o tema do capítulo 7, Apoio Institucional para o Empreendimento Social, do módulo 3, que escrevi, com a preocupação de que o conteúdo fosse relevante e sempre com o olhar atento, a partir das experiências das Viggas.”

Ela lembra que os materiais desenvolvidos neste projeto estão reunidos numa landing page, sendo que para esta entrega a VIGGAS reforçou a equipe com um desenvolvedor web, o Gregory Stein. O site “(…) é o espaço virtual que desenvolvemos, para o acesso de todos os conteúdos citados. Qualquer pessoa pode visualizá-los com facilidade, de forma clara, simples e rápida. E conseguimos entregar dentro do prazo”, comemora Izabel.

O mais importante, segundo ela, foi desenvolvê-lo em equipe, tanto pela VIGGAS quanto por parceiros e Instituto Sabin. “Todos tinham o objetivo de entregar o melhor e com muita competência, para as empreendedoras e os empreendedores sociais, dentro dos prazos estabelecidos. Agradeço a oportunidade, foi sensacional!”

Produção e divulgação

As gravações dos 12 episódios em vídeo e takes em áudio para os podcasts da Transformação ocorreram entre janeiro e fevereiro de 2023. Todas as Viggas participaram, fazendo a conferência do roteiro e os ajustes necessários, edição do conteúdo e legendas.

Inicialmente, foram previstas quatro diárias com o casal de apresentadores, mas eles ampliaram sua estadia em Porto Alegre por mais um dia. Também o gerente executivo do Instituto Sabin, Gabriel Cardoso, gravou sua participação para os podcasts da Transformação em uma diária no Estúdio 2112, na capital gaúcha.

“Foi bem divertido estar no set, acompanhando todas as gravações. Um baita quebra-cabeça, pois as cenas foram gravadas fora de ordem. O estúdio optou em fazer todas as cenas por cores, depois as do Bruno, seguidas pelas da Renata, as que eles estavam juntos, com o cenário sentado, na rede e em pé…”, detalha Vanessa Batisti.

Foi um trabalho intenso de produção. À medida que os capítulos foram escritos pelas Viggas, eram liberados para a diagramação do Felipe e do Luiz e roteirização da jornalista Larissa de Bem. “Foi super corrido, mas o resultado ficou lindo. Estou super feliz de participar deste projeto”, comemora a produtora executiva e sócia do Estúdio 2112.

Ao lado dela, estava Cláudio Veríssimo, sócio-fundador do estúdio, que achou a Transformação super legal de fazer. “Todo projeto tem desafios, mas com esse, pela quantidade de conteúdo e de, certa forma novo para nós, acabamos aprendendo muito. Ele fez com que corrêssemos, mas terminei a jornada com um conhecimento completamente diferente. Estou super feliz de ter feito esse trabalho.”

A revisão dos roteiros para gravação do audiovisual foi feita por Aurélia e pela responsável pela elaboração do capítulo; enquanto Vanessa verificava questões técnicas, apoiada por Felipe e Luiz, da equipe de criativos da VIGGAS, que disponibilizaram elementos visuais para incluir na edição dos vídeos. “Acompanhamos tudo de perto, sempre contribuindo para que chegássemos neste produto final super bacana”, garante a diretora de Marketing e Vendas da empresa.

O workbook foi um dos últimos itens a serem produzidos, trazendo algumas ferramentas já conhecidas, como a Teoria da Mudança, o Modelo C, o Canvas da Proposta de Valor e o Mapa de Empatia. “Alguns capítulos foram uma imersão, para trabalharmos a criatividade. Propusemos um checklist, assim como um Canvas diferente… Criamos um modelo para o pitch do negócio de impacto, com roteiro básico de fala e um espaço para pensar nos recursos audiovisuais de apoio”, exemplifica Vanessa.

Ela escreveu os capítulos 4 “Oportunidade de Mercado no Empreendedorismo Social”, 5 “Modelagem de Negócio do Empreendedorismo Social” (ambos do módulo 2), e 10 “Comunicar, Divulgar e Vender no Empreendimento Social” (módulo 4).

A liberação dos conteúdos, tanto em vídeo quanto em áudio, seguiu a ordem dos módulos e capítulos da formação, para que o lançamento ocorresse nas quinta-feiras de forma simultânea no YouTube, no Spotify e no site da Jornada.

O agendamento, assim como a publicação dos materiais nas plataformas do Instituto Sabin, foram realizados pela equipe da instituição, entre março e maio de 2023. Já a divulgação ocorreu ao longo do projeto nas redes sociais, newsletters e eventos do Instituto Sabin, tendo ainda o apoio de dois parceiros: a Coalizão de Impacto e o Instituto de Cidadania Empresarial (ICE), além de postagens nas mídias sociais da VIGGAS Co.Lab.

Para Aurélia, este projeto foi apaixonante. “Temos muito orgulho deste trabalho. Agradecemos ao Instituto Sabin e a todos os parceiros que pegaram junto conosco”. A iniciativa também uniu a equipe VIGGAS: “Estava todo mundo muito concentrado. É uma satisfação muito grande saber que fizemos isso para contribuir com o fomento de novos empreendedores, que querem transformar o mundo, criar valor social, valor ambiental. Isso é para o Brasil inteiro e ficou lindo.”

Ela foi autora dos capítulos 1 “Por Que Empreendedorismo Social?” (módulo 1), 3 “Estratégia para Transformação Social”, 9 “Relações na Cadeia de Suprimentos do Empreendimento Social (módulo 3), 11 “Vamos Escalar o Impacto Positivo” e bônus “O Prometido é Devido!” (módulo 4).

A diretora de Pesquisa e Inovação da empresa ainda completa: “Espero que seja tão gostoso para quem ler este conteúdo, como foi para nós poder fazê-lo.” O acesso à formação segue liberado. Em breve, poderá ser disponibilizada para uso de atores do ecossistema — como incubadoras, parques, programas governamentais, entre outros.

“Este produto foi feito com muito carinho, amor, para quem quer trilhar essa jornada de empreendedorismo social”, ressalta Vanessa. Não perca essa grande oportunidade!

Precisa de apoio nesta caminhada? Conheça algumas soluções para pessoas e organizações em www.viggas.colab.com.br.

--

--